Quando lá chegamos fomos recebidos pela directora da escola, a professora Maria José, que nos encaminhou para a sala onde se encontravam as crianças.
A sala, um espaço harmonioso, com bastante luz, era dividida em várias áreas:
- A área de lazer, onde tinha uma televisão, alguns livros e sofás.
- A área de trabalho individualizado, onde, como o nome sugere, as crianças trabalham sozinhas sem acompanhamento.
- A área de trabalho, onde elaboram tarefas com as professoras. Essas tarefas fazem parte da rotina destas crianças, podemos ver nas imagens abaixo as tarefas já planeadas. Quando terminam as tarefas, as crianças pegam na imagem e viram-na para baixo.
Observamos também que as crianças são habituadas a uma rotina. Na sala, estão afixados vários cartazes com as rotinas de cada criança para que sigam o que está planeado. Como algumas crianças não sabem ler algumas das rotinas são com imagens.
Ficamos ainda a saber que existem crianças que não comunicam e para isso existem umas tabelas de comunicação. As crianças vão apontando para as letras e assim vão formando palavras. Ou então, há uma capa com autocolantes para aquelas crianças que não sabem escrever
Ficamos muito contentes com a reacção das crianças, pois estávamos a pensar que estes iam ficar indiferentes à nossa presença, no entanto estes interagiram connosco.
P.S. Pedimos desculpa pela tardia actualização, mas as fotografias estavam a dar um erro e não nos foi possível postar antes.
Sem comentários:
Enviar um comentário